Dúvidas

O que é Flebologia?

 

Flebologia é a especialidade médica que trata das doenças das veias.

Varizes é somente um problema estético?
Não. Embora o motivo da consulta muitas vezes seja por motivos estéticos, pequenas varicosidades podem ser sintomas de doenças sistêmicas. Por este motivo é necessária a consulta com um profissional especializado (Flebologista, Angiologista ou Cirurgião Vascular).

Devo tratar minhas microvarizes?
O tratamento nas fases iniciais da doença é de extrema importância, não somente por problemas estéticos como para impedir que a mesma avance e evitar as complicações. A prevenção hoje é a melhor forma de cuidar da saúde e da qualidade de vida futura.

Existe algum tratamento efetivo para varizes?
Existe, mas o mesmo deve ser realizado por especialistas. As opções de tratamento que dispomos hoje são muitas, porém nenhuma sozinha serve para tratar todos os tipos de varizes e, muitas vezes, será necessário combinar mais de um tratamento. O melhor é conversar sobre o assunto com um médico especialista no assunto.

Posso tratar minhas varizes no verão?
Não há nenhuma contra indicação para que você possa aproveitar suas férias para tratar suas varizes.

Qual o melhor tratamento para as varizes?
Depende do caso, siga a orientação do seu médico que indicará qual a melhor opção.

Laser deixa manchas?
Não, nem o laser, nem a escleroterapia, nem a cirurgia mancham. Em alguns pacientes com problemas de pigmentação, poderão aparecer algumas manchas, que na maioria das vezes, são transitórias.

Posso tratar varizes grossas sem cirurgia?
Com as novas técnicas hoje é possível. Converse com um médico especialista para averiguar a melhor opção.

Devo utilizar meias elásticas após o tratamento?
Para o tratamento das microvarizes geralmente não é necessária a utilização de meias elásticas. Nas veias de grosso calibre, após a cirurgia, poderá ser necessário o seu uso, durante um curto período de tempo.

Qual a garantia do tratamento?
Nenhum tratamento, de nenhuma doença, têm 100% de sucesso, em 100% dos pacientes.

Infelizmente existem pacientes com doenças muito agressivas ou que respondem de maneira inadequada ao tratamento. Mas aproximadamente 90% dos pacientes são beneficiados com o tratamento.

Podem aparecer outras varizes após o tratamento?
Infelizmente sim. É uma doença crônica, que pode evoluir com o passar do tempo, fazendo necessários outros tratamentos. O melhor jeito é prevenir visitando regularmente o médico.

Sapato de salto provoca varizes?
Não há nenhum estudo científico que prove que isto é realidade.

Qual o melhor tratamento para varizes?
Depende do caso. Nenhum tratamento isolado serve para todos os tipos de varizes. O ideal é conversar com um médico especialista para ver qual a melhor opção para o caso. A título ilustrativo visite tratamentos.

As veias retiradas ou tratadas não vão fazer falta?
Não. Por serem veias doentes, já não cumpriam sua função. Como as veias formam uma rede, outras veias sadias substituem as doentes ou as que foram retiradas ou fechadas com tratamento para melhorar a circulação.

As varizes são provocadas ou representam conseqëncia de má circulação?
As varizes não são conseqüência e sim causa de má circulação, portanto devem ser tratadas.