Varizes

 

Varizes são veias dilatadas e tortuosas das pernas decorrentes de uma doença crônica e evolutiva, geralmente benigna, de diagnóstico fácil e passível de prevenção e de tratamento sem cirurgia. O diagnóstico exige avaliação médica e exames complementares como transiluminação, ecodopler e, em alguns casos, tomografia e ressonância magnética.

Causas

As varizes são hereditárias, ou seja, a carga genética de cada pessoa é a causa determinante. Filhos de pessoas com varizes têm maior probabilidade de desenvolver a doença ao longo da vida.

O excesso de peso, o sedentarismo, a gravidez e o fato de manter-se em pé ou sentado durante longos períodos de tempo podem acelerar ou agravar as varizes.

ir para o topo
Como Surgem

O sangue circula no corpo por meio de dois sistemas: o arterial e o venoso.

No sistema arterial o sangue, rico em nutrientes e oxigênio, é bombeado pela força do coração para todo o corpo.

Pelo sistema venoso, o sangue retorna ao coração e a seguir vai para o pulmão para ser reoxigenado e purificado.

O sangue circula nas veias porque cada vez que pisamos no chão correm contrações dos músculos das pernas que espremem as veias, empurrando assim o sangue em direção ao coração.

Neste sistema, as veias possuem válvulas que se abrem para o sangue subir e se fecham para impedir que o mesmo desça novamente pela ação da gravidade. Esse processo ocorre sucessivamente em intervalos mínimos de tempo.

Nas veias varicosas, este sistema não funciona adequadamente, devido ao enfraquecimento das válvulas, permitindo que parte do sangue retorne novamente (refluxo).

Com isto, a veias começam a se dilatar e parte do sangue fica retido sem subir, provocando o aparecimento das varizes.

ir para o topo
Diagnóstico

O diagnóstico de varizes não é difícil, já que elas são visíveis a olho nu. Contudo é extremamente importante definir a extensão do problema, quais territórios foram atingidos e se o sistema venoso profundo está permeável, para então planejar o melhor tratamento.

O IBF aconselha uma avaliação com Ecodoppler Color Venoso para os seus pacientes. O exame deverá ser feito por um profissional experiente com treinamento em ecografia vascular. A partir da avaliação médica, em alguns casos podem ser necessários outros exames complementares como flebografia, pletismografia, etc.

ir para o topo
Fatores de Risco

Hereditariedade:
Em mais de 80% dos casos, este é o principal fator de risco. Se pai ou mãe tiveram histórico de varizes, é muito provável que os filhos venham a desenvolver esta patologia.

Obesidade:
Evidências científicas mostram que o excesso de peso é um fator condicionante para o surgimento de varizes.

Alterações hormonais:
Estudos mostram que alterações hormonais que ocorrem durante o ciclo menstrual, a gravidez e a menopausa, levariam a um enfraquecimento dos anéis valvulares provocando uma incompetência das válvulas venosas, ocasionando refluxo.

Sedentarismo:
A falta de exercícios físicos regulares facilita o surgimento de varizes, por enfraquecer os músculos que ajudam a impulsionar o sangue no interior das veias em direção ao coração.

Trabalho:
Atividades profissionais que exigem longos períodos de pé, sentado ou numa mesma posição, impedem que os músculos das pernas trabalhem adequadamente, dificultando a circulação venosa e propiciando o aparecimento de veias varicosas.

ir para o topo
Prevenção

Quanto mais cedo forem realizadas avaliações periódicas e adotados os procedimentos adequados, melhor será para o paciente. Em razão das veias afetadas ficarem comprometidas com o passar do tempo, uma atitude preventiva certamente fará a diferença.

Ainda, como não é possível agir sobre os fatores hereditários, as pessoas que apresentam esta carga genética devem buscar alternativas de prevenção. Só assim podem retardar o surgimento das varizes.

Medidas de prevenção:

  1. Fazer exames periódicos com um Flebologista ou Cirurgião Vascular
  2. Tratar as varizes nas fases iniciais
  3. Fazer exercícios regularmente, principalmente natação e hidroginástica, mas evitar a musculação e os exercícios de alto impacto
  4. Cuidar da alimentação, evitar o sobrepeso e, principalmente, a celulite
  5. Evitar cruzar as pernas
  6. Evitar longos períodos em pé ou sentado. Se isto não for possível, movimentar as pernas e os pés, intercalando pequenas caminhadas e usar meias elásticas (sempre com orientaçãoo médica)
  7. Descansar com as pernas um pouco elevadas
  8. Massagear as pernas com o chuveirinho durante o banho, utilizando água fria
  9. Utilizar hormônios e anticoncepcionais somente com orientação médica
  10. Evitar usar jeans e outras calças excessivamente justas, cintos e meias com elástico apertado e botas que apertem as panturrilhas das pernas
  11. Usar sapatos de qualidade e que possuam um solado macio.
  12. Evitar banhos muito quentes, saunas e exposição prolongada ao sol.

ir para o topo